Novembro Roxo – Mês Internacional de Sensibilização à Prematuridade – A Minha História

\’Novembro Roxo\’ é o mês internacional de sensibilização à prematuridade. Parar para pensar ou escrever sobre esse assunto é um momento de muita emoção para mim! 💜

Não é novidade aqui que tivemos dificuldade para engravidar, que só conseguimos na segunda #fiv, e que o Murilo nasceu de parto #prematuro.

Porém, algumas coisas não podem ser contadas, somente quando vividas é que se pode entender. A UTI neo é uma delas!

Quando minha bolsa estourou na madrugada de 18/09, eu só conseguia sentir medo. Medo porque sabia que ele só tinha 7 meses, que era pequeno, que tinha usado a última injeção de #clexane há algumas horas, que não tinha tomado injeção de corticoide para maturar o pulmão dele. Mas, ao mesmo tempo, confiávamos muito na equipe que havíamos escolhido.🙏🙏

Depois de 18 horas de #trabalhodeparto fomos para cesárea, e mais uma etapa do que eu tinha sonhado não se realizou. Ele não chorou, não veio para perto de mim, não teve #goldenhour. A pediatra o levou assim que ele saiu da minha barriga. Imediatamente ele foi entubado. Nós ficamos ali sem saber o que realmente estava acontecendo e rezando, pedindo a Deus e a Nossa Senhora de Guadalupe que o protegesse (fotos 1 e 2)! E assim ELES fizeram! 🕊

Murilo foi transferido de ambulância para um hospital com UTI #neonatal e passou rapidamente por mim, quando a Kelly felizmente registrou (fotos 3 e 4), porque eu não tenho memória desse momento! O nervosismo era tão grande. Não sei se nesse momento havia sido sedada ou se meu cérebro me protege desse momento de angústia.

Assim, ficamos por dois dias, ele em um hospital e eu em outro. Enquanto um pai e esposo maravilhoso se dividia entre os dois!

Rafael gravava vídeos para me mostrar que estava tudo bem e esse é um deles! Mas quando eu vi a primeira vez, só conseguia ver um bb cheio de fios, de tubos, com os braços amarrados! Mas ele me provava que era muito maior que eu naquele momento. Quando o Rafa pediu “ chora pra mamãe ver como é forte” ele tentou!

Pois, assim é a vida de uma família que tem um prematuro! Cheia de emoções fortes! Comemorar cada grama que eles ganham, que não tiveram apneia, que a saturação (tão falada depois da COVID) está boa. É esperar pelos 2 horários de visita diários e deixar um pedaço do coração naquele bercinho toda vez que vamos embora!

Enfim, jamais subestimem um prematuro, eles são muito mais fortes do que podemos imaginar! 💪

Sejam as pessoas que apoiam os pais nesse momento, pois eles precisam muito de vocês!

No meu caso, não tive opção, sem nenhum sinal prévio minha bolsa estourou. Mas você gestante, está fazendo seu pré-natal odontológico?

Sabia que a doença periodontal é uma das causas de parto prematuro e bebê de baixo peso?

Então não perca tempo e agende sua avaliação! Todo tempo dentro da barriga é precioso para o bebê! 🤰🏻🤱🏻